SETEMBRO AMARELO

FAB intensifica ações do Programa de Valorização da Vida no Setembro Amarelo

Campanha institucional reforça cuidado com a saúde mental do efetivo
Publicada em: 22/09/2025 14:39
Imprimir
Fonte: Organizações Militares
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Bessa

Corrida pela vida  No mês dedicado à valorização da vida, a Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu uma série de atividades voltadas para a conscientização e o cuidado com a saúde mental, no âmbito da campanha Setembro Amarelo. As iniciativas foram realizadas em diferentes Organizações Militares, em alinhamento ao Programa de Valorização da Vida (PVV), conduzido pelo Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA).

Como parte das ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) promoveu, no dia 23/09, o seminário “Saúde – Corpo e Mente em Harmonia”, no auditório do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Brasília (SEREP-BR), em Brasília (DF). O evento reuniu especialistas e militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR ) para discutir práticas integradas de promoção da saúde física e mental, com foco na valorização da vida. Na abertura, o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Júnior, destacou a importância de uma abordagem preventiva e integrada sobre saúde, reforçando pilares como alimentação equilibrada, atividade física e saúde mental. “Este encontro foi cuidadosamente estruturado para abordar três pilares fundamentais do bem-estar: alimentação equilibrada, atividade física e saúde mental. Mais do que uma troca de saberes, é um convite à reflexão, à escuta sensível e à transformação de hábitos. Que possamos sair daqui mais conscientes da importância do autocuidado, mais motivados a cultivar rotinas saudáveis e mais comprometidos com o bem-estar nosso e daqueles que caminham ao nosso lado”, concluiu.

A programação contou com três palestras ministradas pelo Nutricionista Caito Mohara, o Educador Físico Willian Laet e a Psicóloga Jéssica Nóbrega, abordando respectivamente alimentação saudável, prática de exercícios e saúde mental como estratégias de prevenção e bem-estar. Militares presentes elogiaram a iniciativa e ressaltaram a relevância do tema no contexto profissional e pessoal, destacando a oportunidade de refletir sobre hábitos de autocuidado e de aplicar as orientações recebidas no dia a dia.

EPCAR

ACorrida pela vida Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), promoveu no dia 16/09 a “Corrida pela Vida”, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha internacional de prevenção ao suicídio. Organizada pelo Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU), a atividade buscou sensibilizar os militares sobre a importância do cuidado com a saúde mental. O evento incluiu acolhimento das equipes de Psicologia e Serviço Social, dinâmica com balões amarelos e palestras destacando os benefícios do equilíbrio emocional para a resiliência, relacionamentos e bem-estar geral.

Além de reforçar o significado da campanha e seu histórico, os organizadores ressaltaram que a prática física aliada à conscientização favorece integração, união e cooperação entre os militares. Depoimentos dos participantes destacaram os reflexos positivos do cuidado com a saúde mental na vida pessoal e profissional, reforçando que cada militar pode atuar como agente de valorização da vida ao criar um ambiente de proteção, empatia e apoio mútuo no cotidiano do trabalho.

“A saúde mental é parte essencial da saúde como um todo, influenciando diretamente a forma como pensamos, sentimos, nos relacionamos e lidamos com os desafios da vida. Estudos mostram que o sofrimento psíquico pode aumentar a vulnerabilidade para diversas doenças físicas. Assim, refletir sobre saúde mental não é apenas evitar transtornos graves, mas valorizar a vida em sua totalidade, promovendo bem-estar, produtividade e relações mais saudáveis”, destacou a Adjunta da Seção de Psicologia do GSAU-BQ, Tenente Psicóloga Cássia Christina de Assis Almeida.

DIRAP

No dia 15/09, a Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) realizou, no Rio de Janeiro (RJ), a palestra “Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio”, que contou com a participação de cerca de 385 militares e civis, incluindo representantes dos setes Serviços Regionais de Pessoal (SEREP) e da Base de Recepção de Veteranos (BREVET), por meio de transmissão remota. O Subdiretor de Veteranos e Pensionistas, Brigadeiro Intendente Marcelo Tenório de Carvalho, conduziu a abertura do evento.

O Diretor de Administração da DIRAP, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, destacou a relevância da ação. “Por meio do Programa de Valorização da Vida, buscamos não apenas conscientizar, mas também oferecer suporte e orientar nossos militares, dependentes e servidores civis para poderem reconhecer sinais de sofrimento e buscar ajuda quando necessário. Esse trabalho conjunto com o Instituto de Psicologia da Aeronáutica fortalece ainda mais nossa missão de cuidar das pessoas que fazem parte da nossa instituição”, ressaltou.

A palestra foi ministrada pela Adjunta da Seção de Programas de Psicologia da Divisão de Prevenção Psicológica (DPREP) do IPA,  Tenente Maiara Miranda de Souza Santos, que abordou a importância de tratar o tema de forma aberta. “Ao discutir o assunto sem tabu, contribuímos para uma sociedade mais acolhedora e solidária, na qual a prevenção se torna uma responsabilidade coletiva. Cada indivíduo pode fazer a diferença na vida de alguém, seja ouvindo, apoiando ou encaminhando para profissionais especializados. Investir nesse tipo de ação demonstra o compromisso da organização com o bem-estar de seu efetivo”, destacou.

HFASP

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) promoveu, no dia 11/09, atividade alusiva à campanha, conduzida pela Psiquiatra da Instituição, Capitão Médica Ana Paula Pacheco Soares Ribeiro. Em sua explanação, a Oficial apresentou dados sobre a alta incidência do suicídio e orientou sobre medidas preventivas aplicáveis no cotidiano. “Toda pessoa possui fatores de risco e de proteção relacionados ao suicídio. O trabalho de prevenção busca ampliar os fatores protetivos e reduzir os de risco, fortalecendo o apoio emocional e a rede de cuidado”, explicou.

A Diretora do HFASP, Brigadeiro Médica Luci Alcione Apocalypse da Cunha, participou da atividade e comentou sobre os encaminhamentos em casos identificados no hospital. A psiquiatra detalhou que a unidade dispõe de atendimento médico psiquiátrico e psicológico, tanto em caráter de emergência quanto em ambulatório, com equipes capacitadas para acolher situações de crise.

Textos: TenenteS Adenildo / VI COMAR, Amanda/ EPCAR ,  Sunemi/ HFASP e Maíra/ DIRAP 

Fotos:  Soldado Torres / VI COMAR, Sargento Isabela/ EPCAR , Tenente Sunemi/ HFASP e Soldado Valter Nunes/ DIRAP